top of page
Buscar
Foto do escritorZion Accountants

Entendendo o VAT para empresas e instituições de caridade


Whether you're a business owner or part of a charity, this post will explain everything about VAT.
Entendendo o IVA para empresas e instituições de caridade | Imagem com design feito por Zion Accountants no software Canva (premium)

Se você é proprietário de uma empresa ou faz parte de uma instituição beneficente e tem dúvidas sobre as complexidades do Imposto sobre Valor Agregado (VAT), encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto nesta postagem do blog, incluindo requisitos de registro, isenções, isenção para instituições beneficentes e diferentes regimes de VAT.


O que é VAT e quem precisa se registrar?


VAT (Value Added Tax, em português: Imposto sobre Valor Agregado) é um imposto adicionado à maioria dos produtos e serviços vendidos por empresas registradas no VAT. As empresas precisam se registrar para o VAT se o faturamento tributável do VAT for superior a £85.000. Você também deve se registrar (independentemente do volume de negócios tributável do VAT) se todos os fatores a seguir forem verdadeiros: estiver estabelecido fora do Reino Unido; sua empresa estiver estabelecida fora do Reino Unido; fornecer quaisquer bens ou serviços para o Reino Unido (ou pretender fazê-lo nos próximos 30 dias). Outras empresas também podem optar por se registrar se o faturamento tributável for inferior a £85.000 como um registro voluntário.



VAT e Instituições Beneficentes


Ao contrário do que se pensa, as instituições beneficentes não são isentas de VAT. Elas são obrigadas a pagar o VAT sobre bens e serviços com classificação padrão adquiridos de empresas registradas. Entretanto, as instituições beneficentes podem se beneficiar de taxas reduzidas de VAT em 5% ou até mesmo de uma "taxa zero" para determinados bens e serviços. Além disso, elas não pagam o VAT sobre mercadorias importadas de fora do Reino Unido se forem usadas para o benefício de pessoas necessitadas, provendo-as:

  • itens de primeira necessidade;

  • equipamentos e materiais de escritório para ajudar a administrar a organização em benefício de pessoas necessitadas;

  • artigos para serem usados ou vendidos em eventos beneficentes.

Para obter a isenção do VAT, as instituições beneficentes devem apresentar ao seu fornecedor provas de que são uma instituição beneficente e uma declaração por escrito ou "certificado" confirmando que são elegíveis para a isenção. Para comprovar o status de instituição beneficente, elas devem ter um número de registro na Charity Commission ou uma carta de reconhecimento do HM Revenue and Customs (HMRC).



VAT e Construtores/Comerciantes


O VAT para a maioria dos trabalhos em casas e apartamentos realizados por construtores e profissionais da área, como encanadores, gesseiros e carpinteiros, é cobrado pela alíquota padrão de 20%, mas há algumas exceções. Talvez não seja necessário cobrar o VAT sobre alguns tipos de trabalho se ele atender a determinadas condições, incluindo: construção de uma nova casa ou apartamento, ou trabalho para pessoas com alguma limitação física em sua própria casa. Você poderá cobrar uma alíquota reduzida de 5% para alguns tipos de trabalho se eles atenderem a determinadas condições. Não é necessário cobrar o VAT para trabalhos de construção em alguns outros tipos de edificações.



Responsabilidades das empresas registradas no VAT


Como uma empresa que se registrou para o VAT, você tem responsabilidades específicas, como manter registros dos pagamentos de VAT para compras comerciais, informar os valores de VAT cobrados dos clientes e pagos a outras empresas por meio de declarações regulares de VAT, geralmente apresentadas a cada três meses. Além disso, você deve garantir o pagamento em dia de qualquer VAT devido ao HMRC.



Regimes de VAT que simplificam a contabilidade


Os regimes de VAT são projetados para simplificar a forma como algumas empresas registradas no VAT calculam e contabilizam o VAT para o HMRC. O regime de taxa fixa de VAT permite que você calcule o que deve ao HMRC em VAT como uma porcentagem do seu faturamento bruto. Você só pode usar esse regime se for uma pequena empresa com um faturamento anual tributável de £150.000 ou menos, exceto o VAT. Há outros regimes de VAT aos quais você pode aderir, dependendo do seu faturamento tributável de VAT e do tipo de negócio. Se o seu faturamento tributável anual com o VAT for de £1,35 milhão ou menos, você poderá se qualificar para o VAT Annual Accounting Scheme ("Regime de Contabilidade Anual do VAT") - preencher uma declaração de VAT por ano, em vez de quatro, ou para o VAT Cash Accounting Scheme ("Regime de Contabilidade de Caixa do VAT") - pagar o VAT ao HMRC quando o cliente lhe pagar, em vez de quando você faturar. Se você for uma empresa de varejo ou vender produtos de segunda mão, talvez possa usar um regime de margem de VAT - pagar o VAT sobre o valor que você agrega aos produtos que vende, em vez de pagar sobre o preço total de venda de cada item ou um dos três regimes de VAT de varejo - calcular o VAT uma vez em cada declaração de VAT, em vez de calculá-lo para cada venda realizada.



Cobrança de VAT sobre suprimentos tributáveis


Se você estiver registrado no VAT, deverá cobrar o VAT quando fizer fornecimentos tributáveis. O que se qualifica para isso e a alíquota do VAT que você cobra depende do tipo de bens ou serviços que você fornece, por exemplo, nenhum VAT é cobrado sobre bens ou serviços isentos de VAT ou fora do âmbito do sistema de VAT do Reino Unido. Os bens exportados para fora do Reino Unido têm alíquota zero, sujeito a condições.



VAT sobre alimentos e bebidas


Alimentos e bebidas para fins de consumo humano geralmente têm alíquota zero, mas alguns itens sempre têm alíquota padrão. Esses itens incluem serviços de bufê, bebidas alcoólicas, confeitos, batatas fritas e salgadinhos, comida quente, bebidas esportivas, comida quente para viagem, sorvete, refrigerantes e água mineral. Os restaurantes devem sempre cobrar o VAT sobre tudo o que for consumido em suas instalações ou em áreas comuns designadas para uso dos clientes, como mesas compartilhadas em shopping centers ou praças de alimentação de aeroportos.


Entre em contato conosco para obter uma consulta sobre o VAT


Concluindo, o VAT é parte fundamental do cenário empresarial e pode ser complexo de se lidar. Compreender os requisitos de registro, as opções de isenção para instituições de caridade e os vários regimes de VAT pode ajudar as empresas a gerenciar suas obrigações de VAT com mais eficiência.


Se precisar de assistência com o registro do VAT ou tiver dúvidas sobre as complexidades desse imposto, sinta-se à vontade para marcar uma consulta inicial conosco pelo telefone 02030920963.





This article is intended to inform rather than advise and is based on legislation and practice at the time. Taxpayer’s circumstances do vary and if you feel that the information provided is beneficial it is important that you contact us before implementation. If you take, or do not take action as a result of reading this article, before receiving our written endorsement, we will accept no responsibility for any financial loss incurred.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


AdvOnline.jpg
ICO REGISTERED.png

Chartered Certified Accountants

botão wpp_edited.png
bottom of page